sábado, 14 de agosto de 2010

Bois recebem tratamento de atleta para aguentarem ritmo dos rodeios


Alimentação apropriada, exercícios na ausência de competições e muita sombra e água fresca na hora do descanso. Estas características fazem parte do dia-a-dia de um boi “atleta”. Desde a formação até a criação, o gado específico para as competições de montaria recebe um tratamento diferenciado.
- Durante a alta temporada de rodeios, que é de março a novembro, os bois apenas competem e descansam, com períodos alternados. Na semana em que não trabalha, o bicho só descansa, à base de comida e muita sombra e água fresca. A natação é feita fora da temporada, para o bicho não perder a forma – afirmou Humberto Francisco Nunzi, dono da Companhia de Rodeio Califórnia.
Humberto explica que o boi é como um atleta qualquer. Precisa de atividades para não perder a forma durante a baixa temporada e uma alimentação sempre igual: pasto bem tratado, com filagem e ração balanceada. E foi com esse tratamento diferenciado que ele criou o boi Convento, atual bicampeão do Circuito Top Team. Com seis anos e meio, Convento pesa uma tonelada e é o bicho mais temido dos rodeios.
- O Convento é um boi de desafio. Pra montar nele, tem que desafiar. E quando alguém monta, ninguém aposta contra. Ele é o nosso xodó – explicou Humberto.      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário